sexta-feira, 23 de março de 2012

O que são sistemas de informação
Autor: Antônio Carlos M. Mattos
     O sistema possui elementos físicos e lógicos, o que o faz se comportar como um organismo, ele é físico pois tem uma coleção de objetos, e é lógico porque há uma relação entre os objetos que o compõe.
     O sistema é composto por dados, informações e conhecimentos. Os dados são armezanados em arquivos e não tem qualquer significados para pessoas nem para os computadores se não forem interpretados. Já as informações são os dados interpretados, somente as pessoas tem condições de transformar um dado em informação. Um conjunto de informações interligadas e logicamente relacionadas transforma-se em um conhecimento.
      A comunicação se da por meio de quatro elementos: Emissor é o que emite os dados; receptor recebe os dados e os passa para frente atraves do canal de comunicação que passa os dados do emissor para o receptor; o protocolo que é a linguagem comum entre o emissor e o receptor inteligivel para ambos. Em um sistema de informação também existe memória, processador e módulo de controle.
       Apesar dos investimentos em equipamentos, se as pessoas não estiverem qualificadas e preparadas para aceita-los e usa-los, de nada adianta. É importante frizar também que as pessoas são parte integrante desse sistema e mesmo com tanta técnologia o homem é peça fundamental do "sistema".
23 de março de 2012

Técnologias e sociedade

Texto: Pensando técnologia e sociedade
Autor: Luziele Maria Tapajós

1ª Parte

   A autora inicia explicando que a nova sociedade tem novas caracteristicas, e elas não se resumem apenas nas técnologias.Enquanto esse mundo técnologico avança em seu desenvolvimento, há um acirramento da barbarie. As formas de pensar a tecnologia repercurtem na vida social. Assim as técnologias trazem implicações em todos os aspectos da sociedade.
    A autora faz uma diferenciação da técnologia enquanto produto e como prática social. Pensar nela como produto nos faz pensar que ela independe dos nossos desejos, ela se assimila a algo natural, significa pensar nelas como um fim em si mesmo. Já como prática social é o contrário, é pensar que ela esta relacionada a cultura, politica, economia e a história.
    Tapajós também traz analises de autores divididos em dois eixos: os otimistas e os preocupados. Os otimistas veêm as tecnologias como uma forma de conhecimento, de deter saberes. Já os preocupados falam sobre a crise da desinformação, onde com tanta informação recebidas constantemente não há tempo de analisa-las criticamente.                   (...)
   


sexta-feira, 9 de março de 2012

Onde tudo começou...

 Boa noite pessoas!
Hoje é um dia especial, criamos nosso blog. Nosso objetivo é postar todas as atividades da disciplina de Tecnologia da Informação e também "informes" sobre o curso de Serviço Social da UEL, informações gerais sobre o Serviço Social, e tudo que estiver relacionado a este assunto.