sexta-feira, 23 de março de 2012

Técnologias e sociedade

Texto: Pensando técnologia e sociedade
Autor: Luziele Maria Tapajós

1ª Parte

   A autora inicia explicando que a nova sociedade tem novas caracteristicas, e elas não se resumem apenas nas técnologias.Enquanto esse mundo técnologico avança em seu desenvolvimento, há um acirramento da barbarie. As formas de pensar a tecnologia repercurtem na vida social. Assim as técnologias trazem implicações em todos os aspectos da sociedade.
    A autora faz uma diferenciação da técnologia enquanto produto e como prática social. Pensar nela como produto nos faz pensar que ela independe dos nossos desejos, ela se assimila a algo natural, significa pensar nelas como um fim em si mesmo. Já como prática social é o contrário, é pensar que ela esta relacionada a cultura, politica, economia e a história.
    Tapajós também traz analises de autores divididos em dois eixos: os otimistas e os preocupados. Os otimistas veêm as tecnologias como uma forma de conhecimento, de deter saberes. Já os preocupados falam sobre a crise da desinformação, onde com tanta informação recebidas constantemente não há tempo de analisa-las criticamente.                   (...)
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário