O filme trata e/ou conta basicamente de como a rede social Faceboock foi criada, como surgiu a ideia, quem realmente teve a ideia e quem teve inteligência e capacidade para desenvolver essa ideia. Mas olhando de forma mais crítica para este filme, observamos o que realmente esta implícito dentro desta história quais as implicações que uma rede social tras para a sociedade, e não só uma rede social, mas a virtualização do homem. Qual o impacto que essa "virtualização do homem" tem na sociedade.
Podemos tratar esse assunto como configurações de uma nova sociedade, onde essa sociedade se relaciona virtualmente, e demonstra um conflito entre inteligência racional e inteligência emocional, ou seja, as pessoas veêm demonstrando cada vez mais inteligência, capacidade para trabalhar, estudar, manusear as tecnologias, mas muitas dessas pessoas demonstram dificuldades para se relacionarem, dificuldades no entrosamente com outras pessoas em seu cotidiano.
No filme também é possivel perceber um conceito neoliberal bastante presente que é individualização das questões sociais, a culpabilização do individuo, quando trata da questão de que a pessoa é mais inteligente pois se esforçou mais para isso, que consegue entrar em uma universidade renomada por ter tirado uma melhor nota em detrimento a outras pessoas que não se esforçaram tanto para isso, que o sucesso na vida só depende de você. Ignorando a realidade social, o acesso que cada pessoa tem a educação, a cultura e até mesmo a própria tecnologia.
Concordamos que a tecnologia tras inumeráveis benefícios para a sociedade como, por exemplo, a possibilidade de se comunicar com pessoas que estão distantes, em outras cidades, em outros países, possibilidade de reencontrar amigos antigos, representa uma possibilidade de inclusão das pessoas o que representa também valor social. No entanto não podemos deixar passar como despercebido os prejuízos que essas tecnológias, essa virtualização global tem causado e tem potencial para causar como a falta de contato pessoal, o relacionamento fisíco, a impossibilidade de ver o que realmente as pessoas estão expressando com suas palavras, se estão sendo verdadeiras ou não, em relação a segurança de se disponibilizar todas as suas informações publicamente e o maior e o mais visivel de todos é a demonstração da supervalorização do individuo, como isso tem se tornado cada vez mais forte nessa sociedade, como é dado importância para o que cada pessoas faz ou deixa de fazer, o que come, o que veste, onde passeia.
Como essa nova sociedade ou essa nova configuração da sociedade tem lhe dado com todas essas situações, será que ela tem se dado conta da onde estão inseridas, será que tem se discutido qual o valor dessa inclusão, se isso é mesmo uma inclusão, se é inclusão estão incluídas aonde? Em que?
Mas uma coisa notavél é que mesmo com toda essa novidade, algumas características do ser humano nunca se perde como o ódio, o amor, a inveja, o orgulho etc.
Ok pessoal!
ResponderExcluirCorrigido!
Kathiuscia