sexta-feira, 22 de junho de 2012

As tecnologias de informação e o Serviço Social


As tecnologias de informação e o Serviço Social





       As tecnologias de informação vão além da dimensão técnico operativa elas requerem um direcionamento ético-político e teórico-metodologico, pois elas não são um fim em si mesma e nem algo natural, são dependentes das necessidades colocadas pelo modo de produção capitalista.


       É necessário priorizar uma apropriação crítica das tecnologias, que vai além de pensá-las de forma naturalizada.

       O uso das tecnologias devem ser feitas de maneira a priorizar as demandas dos usuários das políticas publicas, ou seja, deve trazer possibilidades e potencializar o exercício profissional. Porque o problema não está na tecnologia em si, mas no uso social que se faz dela. Pois usada adequadamente, de maneira crítica e levando em consideração as dimensões profissionais (ético-politica, técnico-operativa e teórico-metodológica) temos um instrumento que auxilia no processo de trabalho.


       Os desafios encontrados pelos assistentes sociais no uso das tecnologias de informação são:


       >Não sucumbir a razão instrumental, ou seja de maneira funcionalista, tecnicista, não refletindo sobre as informações que este instrumento oferece.

       >Ter uma concepção de instrumentalidade, ou seja, usar todo o aparato teórico-metodologico adquirido para operacionalizar o instrumento, tendo clareza de qual a sua finalidade.


 Essas tecnologias devem necessariamente estar submetidas ao nosso projeto profissional, e não a mera operacionalização.





Nenhum comentário:

Postar um comentário